Pular para o conteúdo principal

Dia de Campo na TV dá dicas de combate à helicoverpa armigera na lavoura de algodão

/ AGRICULTURA

Falar sobre o controle da helicoverpa armigera nunca é o bastante! Por isso, nesta sexta, 16, o Dia de Campo na TV, programa produzido pela Embrapa, vai mostrar como o manejo integrado de pragas de algodão ajudam no combate da grande vilã da produção brasileira de grãos.

Os prejuízos causados na Bahia e em diversos estados produtores acenderam o sinal de alerta para o modelo que vinha sendo adotado na maioria das lavouras do país, baseado principalmente, no controle químico. Nas duas últimas safras, a quantidade de pulverizações na cultura do algodão aumentou cerca de 15% devido aos desequilíbrios biológicos provocados por este sistema de manejo. Para reduzir o efeito negativo desse manejo com base em inseticidas só existe um caminho: a adoção do Manejo Integrado de Pragas (MIP).

As técnicas que mais se destacam são a manipulação de cultivares, o controle cultural, o controle climático e o controle químico. Mas para que essas técnicas tenham sucesso é preciso fazer a amostragem utilizando a ficha de monitoramento.
Outra medida importante é, logo após a colheita, destruir os restos da cultura, a chamada soqueira e a rebrota dentro dos prazos legais por meio da dessecação química ou mecânica. Isso evita que as pragas tenham alimento disponível no período da entressafra. A destruição dos restos de cultura interrompe o ciclo biológico de diversas doenças e pragas como o bicudo, a broca de raiz, pulgões, mosca-branca e as lagartas.

 

CANAL RURAL COM INFORMAÇÕES DA EMBRAPA