Emplacamento de tratores fica para fim de 2014
A vigência das resoluções 429 e 434 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obrigam o registro e emplacamento de tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer tipo, inclusive agrícolas, foi prorrogada para 31 de dezembro de 2014.
A decisão foi comunicada pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, à senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), e foi assunto de reunião entre representantes do Ministério das Cidades, Contran e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília.
O ajuste permitirá prazo maior para reavaliação e debate sobre os impactos das novas normas, especialmente no meio rural, pois as resoluções, em vigor desde o dia 1º de junho, têm sido motivo de dúvidas e insegurança no meio rural.
O proprietário que não cumpre as novas determinações da resolução está sujeito a multa gravíssima. O valor atualizado para a infração é de R$ 191,54. Aqueles que não se enquadram na resolução acumulam também sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e têm o veículo apreendido.
O Senado aguarda projeto, já aprovado na Câmara, que desobriga as máquinas agrícolas do registro de licenciamento anual.
Fonte: Gabriel Kabad - Capital News (www.capitalnews.com.br)