Exportações de carne bovina de MS já passam de 50 mil toneladas
Mato Grosso do Sul já acumulou de janeiro a abril deste ano um volume três vezes maior de importações de carne in natura para o Irã, comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de 1,1 mil toneladas. Neste ano o estado já importou 3,4 mil toneladas. O Irã ocupa hoje a quinta posição no ranking de países importadores da carne bovina de mato Grosso do Sul, e o aumento da importação só mostra que representa uma excelente recuperação de mercado, já que os iranianos em 2011 eram os maiores importadores de carne bovina in natura do estado, com 7,2 mil toneladas. Os embarques para o país representam 6,7% do total contabilizado em 2014.
“É estratégico para o mercado sul-mato-grossense vender a diversos países. E o estreitamento com o mercado iraniano é uma conquista para a pecuária do estado, considerando que o valor pago por eles é maior do que em outros países”. Afirmou Adriana Mascarenhas, gerente econômica do Sistema Famasul.
De acordo com informações da Casa Rural mais de 314 mil bovinos foram abatidos em abril no estado, 9,3% menos que em abril de 2013, quando os abates somaram 346,7 mil cabeças.
Os embarques internacionais de carne in natura do estado comparados ao ano passado passaram de 19,7%. Um mérito do pecuarista sul-mato-grossense ressalta Eduardo Riedel, presidente do Sistema Famasul. “O resultado comprova a eficiência do produtor rural que investe em tecnologia constantemente , por intermédio do melhoramento genético e do cuidado nutricional e sanitário dos bovinos”.
Fonte: Thatiana Melo - Especial Capital News (www.capitalnews.com.br)