Inicia plantio da soja na capital
As primeiras precipitações de chuvas no mês de outubro, foram suficientes para que algumas propriedades iniciassem o plantio da safra de soja 2016/17, na capital de Mato Grosso do Sul. Apesar da área pouco expressiva voltada à agricultura, este ciclo poderá acarretar em produtividade superior à média estadual, é o que espera o Sindicato Rural de Campo Grande, que baseia sua expectativa nos números da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS).
A média estadual na safra passada foi de 53,8 sacas por hectare, percentual bem próximo, mas abaixo de Campo Grande, que somou 54,2 sacas. “Para conseguirmos nos manter na oitava colocação da produtividade, dependeremos das condições climáticas durante a safra, principalmente na fase do preenchimento dos grãos, fase que determinará o desenvolvimento da safra”, pontua o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini, levando em consideração a expectativa da produtividade estadual de 51,5 sacas por hectare.
De acordo com a Aprosoja a safra 2016/2017 de soja de Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento de 2,4% da área plantada, passando de 2,46 milhões de hectares no ciclo anterior, para 2,52 milhões de hectares. Quanto a produção do grão, também é projetado acréscimo de 2,4%, passando de 7,6 milhões de toneladas na safra anterior, para 7,78 milhões de toneladas na atual.
Em relação à safra passada, Campo Grande plantou 41.267 hectares e produziu 134.100 toneladas de soja. Projeta-se um crescimento de cerca de 3% na área da de cultivo da capital, podendo chegar a 43 mil hectares.
Diego Silva – Agro Agência Assessoria
Foto: Liana Feitosa - Aprosoja/MS