Pular para o conteúdo principal

Mato Grosso do Sul já tem condições de ter 5 milhões de hectares com florestas plantadas

/ MEIO AMBIENTE

A área plantada com florestas em Mato Grosso do Sul pode chegar até 5 milhões de hectares, caso haja necessidade e mercado. O raciocínio do presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore – MS), Moacir Reis, é um indício do próximo planejamento estratégico que será feito para o setor florestal, no sentido de aumentar a área plantada com eucalipto.

Este ano, a Reflore – MS estará completando 10 anos no dia 6 de dezembro. De acordo com Moacir Reis, o próximo planejamento estratégico terá validade para os próximos dez anos. A meta da Reflore – MS, que era de chagar a um milhão de hectares com florestas plantadas em 2020, será atingida em 2018. Os dois anos de antecedência fortalecem a vocação do Estado para a economia verde, principalmente depois do anúncio da Eldorado e da Fibria de duplicarem o parque industrial para a produção de celulose em Três lagoas, além da instalação da fábrica de MDF em Água Clara.

Quanto a terceira fábrica de celulose no município de Ribas do Rio Pardo, Moacir Reis diz apenas que será instalada, mas é impossível estabelecer uma data. “As empresas estão chegando, outras virão e o setor vai crescer. Há dez anos, o eucalipto era voltado para a fabricação de carvão vegetal e hoje é para a celulose. Daqui a um tempo, terá outros fins, com destaque para a produção de energia. O Estado vai gerar energia com o cavaco de eucalipto. Ao todo, são cinco projetos fora a geração de energia pela Fibria e Eldorado”, destaca Reis.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, tem externado o fato de o Estado ter 10 milhões de hectares de áreas degradadas que poderiam ser utilizadas pelo setor florestal. Entretanto, Moacir Reis explica que a apesar da disposição de terras apropriadas para o plantio de florestas, serão as necessidades e o mercado que definirão o quanto será aumentado em termos de área plantada com florestas plantadas. “Caso o mercado necessite, poderemos ter uma área de 5 milhões de hectares com florestas plantadas. Isso precisa de planejamento e, pelo o que dispomos hoje, chegaríamos a esta área em 2040”, explica Reis.

Em setembro, a Reflore – MS voltará suas ações para a área de educação ambiental com os dez municípios da costa leste do Estado. A ação se dará por meio do plantio de árvores. Outro foco de ação será o de intensificação às campanhas de combate aos incêndios florestais. Na avaliação de Moacir Reis, a preocupação socioambiental do setor florestal do Estado será enfatizada pela Reflore – MS, para que o desenvolvimento da indústria de base florestal não esbarre em detalhes que possam travar investimentos.


Fonte: Painel Florestal