Ministro defende aumento do percentual de etanol na gasolina
Neri Geller informou ainda que está sendo estudado aumento na mistura de biodiesel
O Ministério da Agricultura quer aumentar o percentual do álcool na gasolina, segundo informou nesta quinta-feira (10/4) o ministro da pasta, Neri Geller, no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Serviços, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Geller contou que participou na quarta-feira (9/4) de reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir o assunto. Mas o ministro não quis dar detalhes sobre o que está em estudo. Atualmente, 25% da composição da gasolina são de álcool anidro.
Após o programa, o ministro disse à Agência Brasil que essa foi a primeira conversa sobre o assunto e a área técnica das duas pastas ainda vai analisar. A proposta também precisará passar por outras áreas do governo, como a do Ministério da Fazenda. Geller destacou que a medida pode viabilizar a produção de cana-de-açúcar, além de ajudar o meio ambiente, com maior geração de energia limpa.
No programa, o ministro lembrou que o setor de produção de cana-de-açúcar passou por crise, com redução de preços, e acrescentou que o governo lançou, no ano passado, uma linha de crédito por meio do Programa de Apoio à Renovação e Implantação de Novos Canaviais, com taxa de juros subsidiada. “O setor não vai ficar desamparado”, observou.
O ministro também disse que o governo deve aumentar a mistura de biodiesel no diesel. A ideia é aumentar o percentual de 5% (B5) para 7% (B7). A proposta ainda será analisada pelo Ministério da Fazenda porque gera impacto econômico, disse Geller.
GLOBO RURAL. POR AGENCIA BRASIL.