Pular para o conteúdo principal

Onda de calor: quais os Estados mais afetados pelo fenômeno?

/ MEIO AMBIENTE
ampo Grande, por exemplo, bateu recorde por dois dias seguidos no fim de semana: 38ºC

Em ação há oito dias no país, a onda de calor mais intensa e duradoura de 2024 elevou as temperaturas em todas as cinco regiões neste mês de setembro. Enquanto algumas estão acostumadas com a condição climática do último quadrimestre, outras tiveram recordes nos termômetros.

 

O fenômeno definido pela Organização Meteorológica Mundial como a sequência de, pelo menos, três dias em que as temperaturas permanecem 5ºC ou mais acima da média afetam, principalmente, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rondônia e Amazonas.

 

Mato Grosso do Sul
 

Em outro Estado do Centro-Oeste com calor intenso, cidades do Mato Grosso do Sul foram presença constante nas primeiras colocações do levantamento feito pelo Inmet com as maiores temperaturas durante a onda de calor.

 

Campo Grande, por exemplo, bateu recorde por dois dias seguidos no fim de semana: 38ºC (sábado) e 38,2ºC (domingo). No entanto, o destaque ficou por conta de Aquidauana (41,6ºC) e Porto Murtinho (41,5ºC).

Para os próximos dias, os termômetros seguem elevados e mostram a condição de poucas nuvens e umidade mínima perto de 10%.

 

Fonte: Globo Rural