Ovelhas “drogadas” cometem suicídio na Austrália
Centenas de animais estão morrendo depois de ingerir planta tóxica
POR REDAÇÃO GLOBO RURAL
Ovelhas estão “cometendo suicídio” em Coonabarabran, na Austrália, depois de comerem uma planta viciante e tóxica, segundo o jornal The Land. De acordo com as informações divulgadas, elas ficaram “doidas” e estão batendo suas cabeças contra objetos até morrerem.
O casal de fazendeiros Stephen e Louise Knight contou ao jornal que ao menos 800 de suas ovelhas morreram. Eles comparam o vício do rebanho ao da heroína. "Elas simplesmente vão até um poste e batem as cabeças nele até abrirem seus crânios", contou Louise.
A flor tóxica, de uma espécie nativa da Austrália do gênero Swainsona, afeta o sistema nervoso central das ovelhas, atacando uma enzima envolvida no metabolismo cerebral.
Quando comem a planta, os animais ficam com olhos arregalados, tremores musculares e começam a andar arrastando as patas traseiras. De acordo com veterinários ouvidos pelo Sydney Morning Herald, elas apresentam também sintomas como depressão, perda de peso e de coordenação motora. Segundo eles, a única solução é manter os animais longe das plantas.