Pular para o conteúdo principal

Plantio de seringueiras avançou 2.000% nos últimos anos

/ AGRICULTURA

A seringueira começa a ganhar espaço em Mato Grosso do Sul, com crescimento de 2.000% no total de mudas plantadas em sete anos. De tímidas 600 mil árvores em todo o Estado, no ano de 2006, o plantio hoje estimado supera 11,2 milhões de pés que ocupam em aproximadamente 23 mil hectares. Além do expressivo crescimento no cultivo das seringueiras e extração de látex que devem garantir 4 mil postos de trabalho até 2021, o Estado deve receber uma indústria de produtos de borracha.

A maior região produtora ainda está em Cassilândia puxada pelo projeto milionário da Cautex Florestal, que já investiu mais de R$ 400 milhões no Estado. No município, de 2007 até o final de 2014, foram plantados mais de 3,25 milhões de árvores, em cerca de 30 propriedades, e no Estado todo esse número já supera 5,92 milhões de árvores somente referentes as áreas da Cautex Florestal. Atualmente a empresa tem três viveiros de mudas no município de Cassilândia, um em Paraiso da Águas e um em Paranaíba, produzindo mais de 1,5 milhões de mudas anualmente.

Camapuã, por exemplo, o plantio também avançou nos últimos oito anos. Hoje são 500 hectares produzindo atualmente. No município grandes fabricantes de pneus como Michellin, Firestone, Pirelli e Good Yera compram borracha dos produtores.

Fonte: Jornal Dia Dia