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Primeira edição da Campo Grande Expo vai acontecer de 16 a 20 de julho, na Capital de Mato Grosso do Sul,

/ FUNDIÁRIO
A primeira edição da Campo Grande Expo, que vai acontecer de 16 a 20 de julho próximo na Capital de Mato Grosso do Sul, foi idealizada pela jovem empreendedora Alessandra Piano, da Certfica Agro, e com apoio de instituições como o Ministério da Agricultura, Sudeco, Embrapa e mais de 50 empresas privadas. A nova feira tem como proposta a difusão das mais modernas tecnologias e práticas de produção e do mercado agropecuário brasileiro.
 
No campo da ciência e tecnologia, a Campo Grande Expo vai priorizar a integração de atividades produtivas nas propriedades rurais, de técnicas como a Integração Lavoura Pecuária, e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. MS é o Estado que está em primeiro lugar, em área, com projetos de integração. E no âmbito do mercado, quer fomentar os negócios da pecuária, da agricultura, da silvicultura e de todas as atividades do campo. Em função disso, estão adiantados os entendimentos para a participação, durante a feira, de caravanas de representantes comerciais de vários estados brasileiros e de países sul-americanos. Por meio de secretarias do Governo federal pretende-se que projetos nacionais possam ser alavancados através do evento de MS.
 
FEIRA EM EXPANSÃO
A mais jovem feira de agronegócios do Centro-Oeste, vai ser realizada no Terra Nova Eventos, em Campo Grande, MS. Com o planejamento inicial de instalar os estandes e todos os serviços numa área de mais de 10 mil m², com o grande interesse gerado e a venda de todos os espaços destinados a grandes expositores, foi necessário ampliar bastante e contratar uma área anexa. Chegou-se então a uma área total de 20 mil metros quadrados hoje totalmente tomada por estandes.
 
Importantes instituições públicas e privadas, como o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a SUDECO – Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, o Banco do Brasil, a Prefeitura de Campo Grande, o Governo Federal, a Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, a Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais – Asbram, e empresas privadas dos setores do agro, do transporte, de insumos, confirmaram apoio e presença institucional no evento. Dentre as privadas destacam-se as montadoras de tratores e colheitadeiras, John Deere, New Holland, Case HI, Stara Máquinas Agricolas, a Yara; as fabricantes de carros e caminhões Ford, Fiat, Toyota, Suzuki, Cargo Caminhões, Iveco; e empresas como a Coimma, AutoMaster, MS Energy, Tag – Transporte de Combustíveis, Bouwman – Tecnologia Agropecuária, Germisul, Seiva, Só Sal, entre outras. Na área de comunicação são parceiros da feira o Canal do Boi, SBT, a CBN.  
 
NOVO MODELO
O modelo da feira é inovador. Segue o padrão dos maiores eventos nacionais do agronegócio, como a Agrishow, priorizando a participação e o envolvimento direto dos produtores rurais na difusão de novas tecnologias e nos negócios gerados no evento. Estão programadas dinâmicas de campo, palestras, leilões de gado e rodas de negócios durante toda feira. A Campo Grande Expo também vai difundir a importância da incorporação de recursos digitais e da internet como meio de aperfeiçoamento dos processos produtivos (Agricultura 4.0). E vai propor Dias Temáticos: Dia da Mulher do Agro; Dia do Jovem do Agro; Dia do Pantaneiro; Dia da Lavoura; Dia do Leite. Cada um dos dias do evento terá um tema diferente e a decoração será trocada com motivos de cada um desses temas.
PROGRAMAÇÃO
- Whorkshop Agricultura 4.0
- Rodada de Negócios entre países
- Resultado de Provas e Pesquisas da Embrapa
- Painel de Líderes,
- Julgamento
- Rotas do Boi, da Soja, de Florestas
- Dinâmica de Máquinas
- 6 Leilões de Bovinos
- Fórum do MAPA sobre Pecuária de Baixo Carbono