Proximidade entre agricultores e apicultores pode aumentar produtividade da soja em 10% e elevar produção de mel
A harmonia entre produtores de soja e apicultores pode render aumento na produtividade tanto da soja quanto do mel. A relação entre as abelhas e as lavouras de soja será tema de palestra no dia 15 de maio, às 19h, em Dourados.
O evento será realizado pela Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Sindicato Rural de Dourados, durante a Expoagro (Exposição Agropecuária de Dourados) e ministrada pelo pesquisador da Embrapa Luiz Gazzoni, que acredita na comunicação como elo fundamental entre os dois produtores.
Pesquisas mostram que a soja se beneficia da presença de abelhas, tanto as nativas, quanto as domésticas, podendo aumentar a produtividade em torno de 10%, enquanto que é bom para o apicultor a presença de soja nas proximidades do apiário, pela oferta de néctar, que resulta em aumento da produção de mel.
A convivência harmônica entre ambos necessita de diálogo e de boas práticas agrícolas, especialmente relacionadas ao uso de medidas fitossanitárias e boas práticas apícolas.
“O agricultor precisa saber que existem apiários nas proximidades e conversarem sobre a agenda de aplicações de defensivos. Com esses cuidados a relação tem tudo para ser eficaz”, afirma Gazzoni.
A palestra “Abelhas e Soja: Mitos e verdades” será realizada dia 15 de maio, às 19h, em Dourados e é gratuita. As inscrições devem ser feitas no link
Texto: Priscilla Peres - Agro Agência