Showtec 2014: Produtores de leite conhecem novo sistema intensivo de produção
Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) apresentam, durante o Showtec 2014, o novo sistema intensivo de produção de leite, conhecido como Free Stall. O sistema é considerando completo porque abrange a parte de alimentação, descanso, ordenha e, por último, aproveita os dejetos das vacas por meio da utilização de um biodigestor.
De acordo com o diretor da empresa Plaslona, parceira do Senar/MS na montagem do free stall, Fábio Barreta, o biodigestor canaliza os degetos do curral, após a fermentação com a decomposição das matérias-primas, a parte líquida é direcionada à agricultura, enquanto o gás transformado em bioenergia. “O sistema é completo, com a energia gerada podendo ser usada inclusive para bombear essa parte líquida, o adubo, nas lavouras”, destacou.
Para o produtor rural de Arapuá, cidade localizada a 50 quilômetros do município de Três Lagoas, Claudemir Dias Silva, o que mais impressionou é o aumento da produção e o cuidado com o bem-estar animal. “Minha propriedade é pequena, tenho 20 vacas, mas o volume de leite não ultrapassa 200 litros ao dia, ou seja, 10 litros por animal, aqui estão falando em mais de 15 litros. Eu nunca tinha visto um sistema assim e achei muito interessante. Fiquei impressionado com o biodigestor que pode ser usado também com os degetos suínos, que eu também tenho em minha propriedade”, ressaltou Dias.
O Free Stall do Showtec é um galpão de 109 metros quadrados que comporta quatro vacas leiteiras da raça Jersey. Durante a apresentação, os técnicos do Senar/MS e profissionais das empresas parceiras apresentam todas as etapas do sistema, da alimentação à máquina de ordenha, com técnicas adequadas de higiene durante o processo de ordenha. O produtor rural que participa da apresentação e tiver interesse de adequar sua propriedade recebe instruções técnicas.
Para o consultor do Senar/MS, Rodney Guadagnin Santos, o free stall é uma oportunidade que serve para aumentar a profissionalização do setor que está em ascensão no Estado. “O produtor de leite que passar pelo galpão conhecerá técnicas que aumentará e melhorar a qualidade da produção”, ressaltou.
Fonte: Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)