DIVERSOS | 02/12/2020

Em MS, programa Agro.BR desenvolve ‘DNA Exportador’ e prepara empresas rurais para o mercado internacional

Mato Grosso do Sul foi um dos estados escolhidos para sediar o escritório do Projeto Agro.BR no Brasil. Em funcionamento há um pouco mais de um mês, a unidade está responsável pelos atendimentos de todas as demandas do Centro-Oeste. A iniciativa é um projeto da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Agência Brasileira de Promoção às Exportações (APEX- Brasil) com apoio da Famasul e do Senar/MS.

 

“Desde outubro temos a função de ser ponte de contato dos produtores rurais, agroindústrias e cooperativas, com o mercado internacional. Preparamos as empresas a partir de capacitações, palestras e consultorias personalizadas em comércio exterior”, comenta a  consultora em comércio exterior do projeto AgroBR em Mato Grosso do Sul,  Nathália Alves, acrescentando que outros quatros escritórios foram instalados nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul. 

 

A ideia é atender aproximadamente 120 empresas rurais com ações que levem orientações quanto a estruturação interna do negócio e aproxime produtores do mercado externo, permitindo que empresas busquem novos mercados e parceiros comerciais. O foco do projeto é atender empresas rurais de pequeno e médio porte que tenham produtos com valor agregado, garantindo seu acesso ao mercado internacional e inserindo novos produtos na pauta exportadora brasileira”, acrescenta. 

 

“Quando uma empresa exporta, o negócio adquire o que chamamos de ‘DNA exportador’, ou seja, chegar neste ponto exige adaptação, melhorias na gestão, mudanças que influenciam nos processos e entrega de produtos ‘tipo exportação’. A cadeia passa a vender mais, consequentemente, o mercado interno também é impactado positivamente”, conclui. 

 

No primeiro momento, as principais cadeias contempladas pelo projeto são: mel, pescado, café, lácteos, flores e castanhas. Outras áreas também são consideradas potenciais para a iniciativa como a erva mate, a fécula de mandioca, sementes de pastagem e cacau. 

 

O primeiro passo para participar do projeto é realizar o cadastro por meio do link abaixo. Este cadastro será analisado pelo técnico responsável que fará contato com o empresário rural para entender melhor sobre a empresa e verificar aderência ao projeto. A empresa sendo aderente, irá receber o termo de adesão que confirma a inscrição  no projeto por parte do empresário rural. 

 

Clique aqui e faça o seu cadastro no Agro.BR.

 

Fonte: Famasul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas