DIVERSOS | 20/07/2020

Queimadas: PMA prepara cartilha direcionada ao produtor rural

A equipe da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA) apresentará ao Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG) uma cartilha com orientações voltadas ao produtor rural. A finalidade da ação é sanar dúvidas dos produtores referentes a diversos trâmites necessários para se manterem legais e atualização sobre a legislação vigente.

 

Segundo o novo comandante da PMA, tenente-coronel José Carlos Rodrigues, entre o conteúdo apresentado está as diferenças em queimadas e incêndio. “Queimada autorizada é uma coisa muito diferente de um incêndio criminoso. O produtor precisa estar atento a isso”, explica. Ele assumiu o posto em maio, em substituição ao tenente-coronel Ednílson Queiroz, que ocupava interinamente o cargo. Ambos se reuniram com o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG), Alessandro Coelho, para apresentar alternativas de orientações aos produtores rurais.

 

Intensificar as ações preventivas e educativas, com foco no pequeno e grande produtor rural, é uma das metas do novo comandante. “Vamos criar mecanismos de nos aproximarmos do produtor rural, seja por meio de cartilhas, reuniões, palestras, com o objetivo de atraí-lo como mais um parceiro e dirimir dúvidas, as quais, muitas vezes, têm levado a multas severas por desinformação”, explicou o novo comandante, ressaltando que as normas ambientais brasileiras são extremamente complexas.

 

Essa aproximação com os produtores, segundo ele, também vai gerar medidas preventivas, evitando desgastes e transtornos que poderiam ser evitados, como prejuízos ambientais e financeiros. “Com foco na educação ambiental, vamos estreitar essa relação com a Famasul, Acrisul e os sindicatos rurais buscando, por meio da orientação, prevenir os impactos e evitar infrações”, finalizou.

 

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul conta hoje com um efetivo de 342 policiais, distribuídos em 26 subunidades em 20 municípios.

 

Diego Silva/Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas