DIVERSOS | 06/08/2019 às 14h28

Selo Arte: SRCG mobiliza produtores interessados no comércio interestadual de produtos artesanais

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul trabalha atualmente na regulamentação do Selo Arte, programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que possibilita a comercialização interestadual de produtos artesanais. O Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG) organiza uma lista de produtores interessados nas adequações, para que recebam instruções pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal  (Iagro).

 

“Vamos reunir os produtores rurais interessados, sócios ou não do Sindicato, para receber instruções por parte do Governo do Estado, levando em conta que para se enquadrar ao projeto é necessária uma série de requisitos. Queremos contribuir para essa oportunidade”, relata o presidente do SRCG, Alessandro Coelho.

 

Os diretores do SRCG receberam o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Rogério Beretta, que esclareceu alguns pontos sobre esse comércio interestadual. “Aqueles que pretendem pleitear o Selo Arte, primeiramente precisa ter um produto  classificado como artesanal, pelo Governo do Estado, na sequência precisará atender as normas de inspeção sanitária, e ainda empregar as Boas Práticas de Produção na propriedade”, esclarece Beretta.

 

Segundo o representante da Semagro, após essas etapas o produtor poderá comercializar para o todo o Brasil, independente do seu processo de inspeção municipal, estadual ou federal.

 

Os produtores interessados em receber mais informações podem procurar o SRCG pelo telefone (67) 3341-2151. Na sequência o Sindicato entrará em contato agendando um bate-papo com a equipe da Agraer e Iagro.

 

Estações Meteorológicas

 

O Sindicato aproveitou a oportunidade com o superintendente, para pleitear a restauração de estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul. Rogério Beretta se comprometeu a reunir com representantes da Uniderp para apresentar as reais situações das estações meteorológicas e verificar juntos alternativas para avançar nesse quesito.

 

Texto: Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas