DIVERSOS | 10/02/2021

SRCG sugere ao Sicredi extensão de prazos da CPR

Em reunião com gerentes e diretores da agência Agro do Sicredi, na capital de Mato Grosso do Sul, o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), Alessandro Coelho, sugeriu a extensão de prazos para pagamento da Cédula de Produtor Rural – CPR, título que funciona como facilitador na produção e comercialização rural por meio de antecipação de crédito.

 

Segundo Alessandro, atualmente, as instituições financeiras propõem um perfil de pagamento a curto prazo, que inviabiliza a tomada de crédito via CPR. “Muitas vezes, o produtor não tem capital para entrada no recurso e a CPR facilita diversos acessos, inclusive para aquisição de novas áreas. Precisamos levar em conta que o mercado se altera muito rapidamente e, por isso, é necessário também celeridade”, sinaliza o presidente ao exemplificar que há situação em que o produtor inicia um projeto para acesso de crédito e quando o valor cai na conta o projeto já não é viável, como a compra de gado, por exemplo, com preços que oscilam em alta velocidade.

 

Uma CPR com prazo de pagamento de aproximadamente 5 anos seria ideal, de acordo com a sugestão do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho.

 

O presidente do Sicredi União, Celso Régis, que é produtor rural e associado ao SRCG, colocou-se à disposição para solucionar questões financeiras que beneficiem o produtor. “Temos uma relação muito grande com a agropecuária e estreitamos laços com o Sindicato na atual gestão com a finalidade de entender cada vez mais as demandas do setor e propor soluções conjuntas”.

 

Além da demanda ligada à CPR, o Sindicato e o Sicredi pretendem operar em conjunto no projeto Sindicato Itinerante, visitando propriedades rurais da região para avaliar o perfil e as necessidades dos produtores e produtoras, com a finalidade de proporcionar alternativas rentáveis.

 

Diego Silva/ Agro Agência

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas