Pular para o conteúdo principal

4ª dia do SHOWPEC traz sustentabilidade para o debate

/ DIVERSOS

Sustentabilidade do algodão brasileiro, mercado de carbono, biogás e hidrogênio verde. Em seu quarto dia, o Circuito de Palestras SHOWPEC, tem sustentabilidade como tema central, reunindo produtores, pesquisadores e autoridades para debater a temática. Organizado pelo Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho – SRCG e pela Acrissul, a iniciativa faz parte da agenda oficial da ExpoGrande 2023 e segue com programação até 22 de abril.

 

Presente no debate, o Secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a importância das energias renováveis para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. "Acho importante destacar o avanço que o Estado tem primeiro na sua matriz energética. Foi apresentado aqui, que mudamos uma realidade nos últimos oito anos da matriz energética sul-mato-grossense com o aumento da oferta e hoje o Estado é um exportador de energia renovável", salientou Verruck.

 

Ele enfatizou que isto ficou evidente nas palestras apresentadas no evento, que abordaram as tecnologias desenvolvidas na área de Biogás e Biometano. "Temos hoje especificamente em relação ao agro, a suinocultura que se destaca na produção de biogás e também em relação a vinhaça que tem se tornado aí uma grande alternativa de geração de biogás. Já temos uma empresa, no caso a Adecoagro apresentando a tecnologia e o uso já dos veículos a biometano no estado de Mato Grosso do Sul", acrescentou.

 

Anfitrião do dia, o presidente do SRCG e vice-presidente da Acrissul, Alessandro Coelho, falou da importância de se discutir sustentabilidade dentro da ExpoGrande.

 

“Estamos dentro de umas das principais feiras do setor agropecuário do país, atraindo produtores rurais de todas as regiões e diversos segmentos da sociedade. Quando desenvolvemos o projeto do Showpec, a ideia era justamente abordar os temas mais relevantes da atualidade para debater com quem faz acontecer a cadeia produtiva. Queremos aprofundar as questões das florestas, a mitigação do carbono nas produções, inclusive com o sistema de manejo integrado. Isso é muito importante que as pessoas tenham conhecimento porque essa demanda vai aumentar e em breve teremos um retorno das atividades que já estiverem avançadas”, explicou Coelho.

 

As palestras da Showpec, durante a Expogrande 2023, seguem até o dia 22 de abril, com temas ligados à suinocultura, ovinos, bovinocultura de corte, pecuária leiteira, integração, rota bioceânica e outros.

 

Foto: Geliel Oliveira - Agro Agência