Pular para o conteúdo principal

Agrônomo explica técnicas para aumentar produtividade

/ DIVERSOS

A palestra “Soja de alta produtividade”ministrada pelo presidente da Comissão Estratégico Soja Brasil (CESB), o engenheiro agrônomo Orlando Martins, irá abordar sobre o Desafio de Máxima Produtividade de Soja, apresentando técnicas para que agricultores aumentem a produção do grão para 90 sacas por hectares.

As estratégias adotadas e os fatores mais importantes que geralmente estão presentes nas áreas de Alta Produtividade serão abordados durante a 18ª edição do Showtec, no dia 22 de janeiro, em Maracaju.

O objetivo é informar sobre as estratégias usadas por produtores de todo o país para ter um salto de produção, passando da atual média brasileira que é 47 sc/ha, para mais de 90 sc/ha em cada safra.

O aumento na produtividade resulta no lucro líquido do agricultor, que pode chegar a até 3 mil R$/ha para quem produz 100 sc/ha . “O lucro líquido de quem produz em média 47 sc/ha é de 800 R$/ha. Esse valor pode triplicar com o aumento da produtividade de soja”, comenta Orlando.

O Desafio da Soja é realizado anualmente com produtores rurais de todo o país e, em cinco anos, agricultores vencedores conseguiram ampliar em mais de 33% a produtividade do grão em suas plantações. A edição da safra 2013/2014, tem mais de 500 áreas inscritas, espalhadas por 17 Estados e 202 municípios brasileiros. A meta para esse ano é alcançar 115 sc/ha e, superando o recorde das safras passadas.

Na edição passada, o vencedor foi um produtor do Paraná, que produziu 110,55 sc/ha. O campeão de Mato Grosso do Sul produziu 97,12 sc/ha de soja irrigada. O presidente da CESB destaca que a produção do Estado ainda é pequena. “Os agricultores de MS precisam se envolver mais nesse projeto, para conseguirem benefícios no desafio”, destaca.
 


Fonte: Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)