Aplicativo ajuda na nutrição de bovinos de corte no período da seca
A Embrapa Gado de Corte desenvolveu em Campo Grande um aplicativo gratuito para auxiliar os pecuaristas na hora de escolherem o melhor suplemento para seu rebanho.
O aplicativo Suplementa Certo (SC) foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e compara desempenho, preço e margem de ganho entre dois produtos. Pode ser usado de qualquer lugar, já que funciona em dispositivos móveis.
O programa foi desenvolvido pela equipe de informática, com orientações dos pesquisadores em nutrição animal da Embrapa. O aplicativo SC relaciona suplementos de marcas diferentes, voltados para o uso no período da seca.
O pesquisador da Embrapa, Sergio Raposo de Medeiros, afirma que o objetivo principal é ser uma ferramenta útil para o produtor, já que ele pode comprar dois produtos dentro da própria loja, ou duas estratégias, ou um lote de animal e investir mais ou menos. A ferramenta também passa alguns conceitos de nutrição que podem fazer a diferença.
O aplicativo ajuda a comparação de diferentes tipos de suplementação, com impacto direto na análise de custo-benefício no período seco – ou seja, quando há semi-confinamento e, por isso, a época na qual a suplementação é mais importante.
Para fazer a comparação é preciso ter pelo menos um lote de animais e dois produtos. Depois o usuário precisa fornecer os dados de dois produtos diferentes, com nome, consumo, ganho esperados e preço. A partir da comparação entre os suplementos, o aplicativo aponta, por exemplo, qual será o custo total com cada um dos produtos, a margem, o retorno por real investido e o ponto de equilíbrio, que significa qual o ganho mínimo por animal para pagar o investimento.
Além de fazer a comparação entre produtos, o Suplementa Certo ajuda a definir a quantidade ideal de cochos para alimentar o gado.
A partir do número de animais cadastrados, o aplicativo vai dizer quantos cochos serão necessários para que todo o gado tenha acesso ao alimento e fornece também a diferença do número de cochos quando se trata de sal proteinado, ou de ração para semi-confinamento.
O SC pode ser instalado em qualquer dispositivo móvel que utiliza o sistema Android, como um smartphone ou tablet. Para baixar a ferramenta, é preciso ir ao ícone da Play Store, selecionar a opção “Apps” e pesquisar pelo nome do aplicativo. É preciso uma conexão com a internet para baixar o aplicativo no smartphone ou tablet. Depois, o SC funciona normalmente mesmo sem internet.
Fonte: Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)