Áreas produtoras de milho do Paraná e Mato Grosso do Sul terão chuvas nesta semana
Estados de Mato Grosso, Goiás e São Paulo ainda vão enfrentar dias com tempo seco, mas tempo muda a partir do dia 20
Na última semana o tempo permaneceu totalmente seco no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, enquanto as chuvas mais uma vez se concentraram no extremo Sul e no extremo Norte do Brasil. As principais áreas produtoras de milho segunda safra de Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul tiveram uma semana seca, mas mesmo assim as condições de umidade do solo ainda se mostram favoráveis, com índice de água disponível acima de 60%, valor que ainda é considerado ideal.
No nordeste do Brasil a chuva tem ficado concentrada no norte da região e alguns municípios do Maranhão já registraram cerca de 80% de toda a chuva esperada para o mês de maio. Foram mais de 260 milímetros em algumas cidades. Choveu forte também entre o Ceará, Piauí e na Zona da Mata, desde o sul da Bahia até o litoral da Paraíba. Já o interior da região, incluindo as áreas produtoras de soja, milho e algodão enfrentam nesta primeira quinzena de maio um período de pouca chuva.
Previsão
Esta semana será de tempo seco em boa parte do Brasil e terá chuvas com volumes mais expressivos apenas nas regiões Norte e Nordeste. A massa de ar de origem polar vai garantir tempo seco e frio. Nos próximos dias serão registradas as madrugadas mais frias do ano para parte do Sudeste, mas por enquanto sem provocar geadas nas áreas produtoras.
No Sul do Brasil, devido ao avanço de uma nova frente fria, o tempo muda no decorrer da semana com variação de nebulosidade e chuvas fracas, incluindo as regiões produtoras de milho segunda safra do Paraná e de Mato Grosso do Sul.
Para as áreas produtoras de milho segunda safra de Mato Grosso e Goiás, e também em São Paulo e Minas Gerais, a previsão é de mais uma semana seca. Há previsão de chuva para esses Estados apenas na próxima semana, depois do dia 20, quando há previsão de uma nova frente fria avançar até o Estado de São Paulo. Já no Nordeste do Brasil, mais uma semana com chuvas na parte norte e leste, enquanto o interior da Bahia, sul do Piauí e o sul do Maranhão enfrentam um período seco.
CANAL RURAL