Bolsa de Chicago fecha semana com boa recuperação para a soja
Demanda aquecida continua sendo principal fator de sustentação.
Cotações subiram de 14 a 34 pontos, segundo consultoria.
Os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago fecharam a sexta-feira (8) com boa alta de 14 a até 34 pontos nos primeiros vencimentos, mas com valorizações moderadas nos mais distantes, segundo o boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence.
De acordo com a consultoria, o saldo líquido da semana também foi positivo. O contrato para entrega em agosto, embora esteja deixando de ser referencial, já que está por expirar, terminou a semana com ganhos de 69 pontos. O de novembro, referencial para a nova safra dos Estados Unidos, também teve saldo positivo, 26 pontos.
Conforme a Agrivestor Intelligence, a boa demanda por soja americana, conforme dados de exportação divulgados na véspera, bem como compras acima das expectativas pela China em julho, foram fatores determinantes para a boa valorização do pregão de sexta, um dia volátil mas que fechou perto das máximas da semana.
Ainda segundo a consultora, as boas condições de desenvolvimento da nova safra americana explicam as valorizações mais modestas nos vencimentos mais distantes. O mercado também busca se posicionar frente ao novo relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a ser divulgado nesta terça-feira, que pode eventualmente trazer algumas surpresas quanto aos estoques finais, particularmente os da atual temporada comercial da soja americana que termina em 31 de agosto.