Pular para o conteúdo principal

Chavin, o touro da "cidade grande" será atração na ExpoRochedo

/ PECUÁRIA
Com personalidade pacífica e hábito de cidadão, o animal estará a disposição do público para fotos e montaria

De 20 a 24 de novembro, a ExpoRochedo contará com uma atração única: o touro Chavin. Uma estrela inesperada e urbana, que está mais que pronta para conquistar o coração dos visitantes que estiverem presentes na primeira feira agropecuária do município de Rochedo. Criado em plena cidade e habituado ao vaivém de carros, bicicletas e pedestres, o animal, ao lado de seus costumes e jeito pacato que desafiam o estereótipo do “touro bravo”, promete ser uma das maiores curiosidades do evento que é promovido na parceria entre a Prefeitura Municipal de Rochedo, o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, e a Associação Brasileira de Criadores de Girolando.

 

Quem nos conta a história de Chavin é Pedro Lima dos Santos, um músico com alma rural, que, entre acordes e ensaios, ajudou a criar Chavin em casa. "Ele nasceu de uma vaca leiteira do meu avô. Não tínhamos a intenção de criar, mas meu avô queria fazer algo diferente com ele", lembra Pedro. Hoje, com cinco anos completados no último dia 15, Chavin é quase um membro da família e a sensação do bairro. Sempre que Pedro sai para passear com o touro, os moradores perguntam e acenam para ele como se fosse uma celebridade local.

 

Chavin é mais que um touro comum, ele tem manias e personalidade. "Ele é domado desde pequeno e não se importa com o movimento da cidade. Pode ter carro passando do lado, bicicleta, ele fica tranquilo. só tem uma coisa que faz Chavin parar, um pé de manga. Quando ele vê uma mangueira, ele tem que parar. Se a gente tentar puxar, ele fica bravo", ri o dono, revelando o lado teimoso do touro.

 

Montar em Chavin e tirar uma foto ao lado dele estarão na lista de atrações para os visitantes do evento, tudo com a aprovação do astro que adora atenção. "As pessoas param para montar, tirar foto, mas são poucos os corajosos. É muito gratificante ver que algo que não estava planejado fazendo sucesso. Nunca imaginei levá-lo a uma exposição", confessa o dono, orgulhoso e animado com a chance de levar essa experiência para a ExpoRochedo.

 

Criado no pasto urbano e nutrido com Capim-Colonião e suplemento proteico, Chavin vive uma rotina equilibrada entre a vida na cidade e as necessidades do campo. "Ele está sempre bem cuidado, com as vacinas em dia", assegura Pedro, que ainda recomenda: "Quem quiser agradar o touro na exposição, pode levar algumas rapaduras ou mangas, um mimo irresistível para ele”.

 

Wesley Alexandre - Agro Agência