Curso em MS ensina como produzir artesanato com taboa
Capacitação será ministrada em Fátima do Sul a partir de segunda.
A qualificação tem carga horária de 40 horas.
Curso que será será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), emFátima do Sul, a 237 quilômetros de Campo Grande, entre os dias 18 e 22 de agosto, vai qualificar um grupo de 15 pessoas para produzir artesanato a partir da taboa.
A taboa, conforme o Senar/MS, é uma planta encontrada em brejos, rios e açudes de várias partes do Brasil. O curso vai demonstrar como utilizá-la por meio da técnica de retirada de folhas, secagem, utilização e preparação das fibras e de trançados.
A qualificação tem carga horária de 40 horas e vai capacitar os alunos para produzirem: chapéus, bolsas, esteiras, chinelos e assentos de cadeira, entre outros itens.
Segundo a artesã e instrutora do Senar/MS, Barbara Eunice Gomes, este tipo do artesanato é cada vez mais comum em Mato Grosso do Sul. “Quando novas maneiras de produzir surgem, o interesse das pessoas aumenta. A confecção de artigos por meio da taboa é um exemplo disso, pois o artesão não gasta nada com a matéria-prima, o que é um ótimo negócio para ele”, relata Barbara.
A capacitação possui mais um módulo, voltado para a confecção de peças por meio de técnicas de trançado. Para participar, é preciso ter concluído o módulo básico. Na próxima semana, o Senar/MS qualifica o homem do campo através de 64 cursos em diversas áreas.