Pular para o conteúdo principal

Em 2º no ranking de abates, MS contribui para avanço da projeção de produção de carne bovina

/ PECUÁRIA

Com 4,1 milhões de animais abatidos no último ano, Mato Grosso do Sul se mantém na segunda colocação do ranking nacional de abate bovino e contribui para a projeção de produção de carne no Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a produção de carne bovina no país crescerá 22,8% em 10 anos e representará volume de 11,9 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados pelo Mapa juntamente com as projeções para carne suína, aves e grãos.

O Governo Federal projeta crescimento na produção de carne bovina de 1,9% ao ano, número que possibilitará o atendimento tanto do consumo doméstico, quanto das exportações. Neste cenário Mato Grosso do Sul, juntamente com Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rondônia, estão no topo do ranking e somam 72% dos abates no Brasil.

Com atenção voltada para a busca de uma produção de qualidade – tendo como base o avanço do consumo de carne bovina pelos brasileiros, que crescerá 15,6% até 2024 - o produtor rural de MS, Adilson Reich, há dez anos investe fortemente no senepol, raça que cresce 30% ao ano no país e está presente atualmente em 17 estados. “As vantagens dessa raça começam dentro da porteira e chegam até o consumidor final, uma vez que por ser um taurino totalmente adaptável as condições climáticas do país, consegue em um curto espaço de tempo produzir carne de excelência, com suculência, maciez e alta taxa nutricional”, avalia Reich, proprietário do criatório Senepol Luar.

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) o rebanho nacional desta raça soma-se 30 mil cabeças e é indicada para regiões tropicais, como o Centro-Oeste. “Com as altas temperaturas que atingem Mato Grosso do Sul e estados vizinhos, os criadores precisam estar atentos à genética animal e sua adaptabilidade ao clima. Neste sentido, o senepol tem ganhado espaço devido sua resistência e rusticidade, sem prejuízo algum para o ganho de peso do animal”, detalha Reich. 

Com a finalidade de disseminar a criação da raça senepol e impactar na qualidade da carne que chega ao consumidor final, o pecuarista e seu filho Guilherme Reich, realizam um evento voltado para criadores que acontecerá nos dias 6, 8 e 9 de dezembro, em Campo Grande. Segundo o produtor será uma grande oportunidade para que outros pecuaristas conheçam e comecem a investir na raça senepol.


Fonte: Agrolink