Em MS, 6 municípios devem colher acima de 90 sacas por ha na safrinha
Pelo menos seis municípios de Mato Grosso do Sul devem obter uma produtividade acima das 90 sacas por hectare na safrinha de milho do ciclo 2013/2014. A projeção é da mais recente circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).
Conforme o Siga, os produtores de Chapadão do Sul, Bandeirantes, Laguna Carapã e Caarapó, deve registrar uma produtividade média na safrinha de pelo menos 90 sacas por hectare, enquanto que os agricultores de Ponta Porã e São Gabriel do Oeste deve obter um resultado ainda melhor, próximo das 100 sacas por hectare do cereal.
No estado a produtividade média estimada é de 82 sacas por hectare.
De acordo com a circular, que foi divulgada na sexta-feira passada (30), a colheita da safrinha deve começar ainda na primeira quinzena de junho, no município de Caarapó, onde os produtores conseguiram respeitar o calendário de plantio previsto no zoneamento agrícola da cultura, que previa conclusão da semeadura até 10 de março.
Nos outros municípios, onde em razão das condições climáticas adversas o prazo de plantio foi extrapolado, o início da colheita deve ocorrer a partir da segunda quinzena de junho se estendendo até o mês de julho.
O Siga aponta que o estado tende nesta safrinha a ter uma produção de aproximadamente 7,4 milhões de toneladas, pouco abaixo da colheita recorde do ano passado, que chegou as 7,8 milhões de toneladas do cereal. Conforme os técnicos que elaboraram a circular, as boas condições climáticas durante o desenvolvimento das lavouras favoreceram a cultura.
Fonte: Agrodebate