Evento no SRCG vai debater resultados do Programa Precoce MS
O 31º Encontro de Tecnologias para Pecuária de Corte, que acontecerá no dia 9 de abril, segunda-feira, a partir das 8h da manhã, na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, vai debater os resultados do primeiro ano, após a reformulação do Programa Precoce MS, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Participarão da discussão o presidente do SRCG, Ruy Fachini Filho, o dirigente da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, e também o representante da Agroconsult, Maurício Palma Nogueira, do Rally da Pecuária.
Há um ano o Governo do Estado reformulou o Precoce MS, dando mais segurança, transparência e qualidade ao abate de bovinos precoces produzidos em Mato Grosso do Sul. Nesse período já passaram 428 mil animais pelo programa, proporcionando aos produtores mais de R$ 22,4 milhões em incentivos.
A Semagro é responsável pelo programa de incentivo à produção de bovinos precoces em Mato Grosso do Sul, que já treinou 483 responsáveis técnicos durante 22 edições de cursos para atender 1001 propriedades participantes.
A unidade do Marfrig de Paranaíba foi o mais recente frigorífico credenciado para abate dentro do programa, que já tem 12 indústrias frigoríficas habilitadas e distribuídas em 11 municípios do Estado: Campo Grande, Rochedo, Naviraí, Nova Andradina, Cassilândia, Anastácio, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Amambai e Paranaíba.
Além disso, três empresas de classificação e tipificação de carcaças bovinas estão credenciadas, após participação em cursos oferecidos pela Semagro em parceria com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA).
“Há um ganho significativo para o Estado quando a iniciativa privada se faz parceria e trabalha junto conosco buscando garantir que um programa de Estado, como o Precoce MS, esteja acessível aos produtores e os incentive na produção de uma carne com qualidade, como a que produzimos aqui em Mato Grosso do Sul”, afirmou o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck.
Reformulado em fevereiro de 2017, o Precoce MS além de um programa mais seguro e transparente, incluiu em suas regras atributos de qualidade que garantem a origem e a qualidade da carne produzida em Mato Grosso do Sul.
Agro Agência com Semagro