Instituições levam atendimento odontológico para trabalhadores rurais de Anhanduí
Desde 2023, o programa "Sorrindo no Campo" tem feito a diferença na vida das comunidades rurais de Mato Grosso do Sul, levando atendimento odontológico de qualidade e transformando a realidade de muitas famílias. Por meio de uma parceria entre o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG) e SENAR/MS, o projeto chegou até o distrito de Anhanduí, na fazenda Rancho Alegre, oferecendo o serviço para aproximadamente 300 pessoas que vivem na região.
Para a produtora rural Eleíza Moraes, que vive a rotina da fazenda e acompanhou de perto o impacto da iniciativa, a chegada do programa foi um verdadeiro alívio para a região. “É extremamente importante, muitas pessoas daqui têm grande dificuldade para ir ao dentista devido à distância e à falta de transporte. Ter o programa na fazenda é uma oportunidade única para elas, pois muitas vezes um tratamento odontológico não se resolve em apenas um dia. Com o 'Sorrindo no Campo', estamos oferecendo acesso a um serviço que tanto os trabalhadores rurais quanto suas famílias, especialmente as crianças que já apresentam cáries, precisam”, destacou a proprietária da fazenda.
O programa oferece atendimento odontológico básico, que inclui limpeza, restaurações e extrações, além de orientações sobre higiene bucal. A expectativa, durante essa passagem pelo distrito, é atender cerca de 60 famílias. As cirurgiãs-dentistas Camila Dionísio e Evelise Borges, que atuam no projeto, reforçam a importância da iniciativa.
"Atualmente, contamos com duas unidades móveis odontológicas que percorrem todo o Estado, atendendo em regiões isoladas, fazendas, assentamentos e até mesmo municípios. Aqui na Fazenda Rancho Alegre, estamos oferecendo uma variedade de procedimentos odontológicos básicos. Nosso objetivo é alcançar o máximo de pessoas possível, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades para se deslocar até a cidade em busca de atendimento. Com o 'Sorrindo no Campo', garantimos que os cuidados odontológicos cheguem diretamente às comunidades rurais, proporcionando mais saúde e bem-estar", comentaram.
A Fazenda Rancho Alegre abriga 25 famílias, somando 70 funcionários e cerca de 100 pessoas, incluindo os filhos dos colaboradores. Além disso, há 16 propriedades no entorno, em um raio de 18 km, totalizando aproximadamente 300 pessoas que podem se beneficiar dos serviços de saúde oferecidos pelo programa.
"Facilitou muito para todos nós. O atendimento foi essencial, e acredito que todos desejam que o programa volte mais vezes. Projetos como esse são muito importantes", comentou a colaborada fazenda, Dayane de Almeida da Silva.
Wesley Alexandre - Agro Agência