Pular para o conteúdo principal

ITR vence em setembro, duvidas poderão ser esclarecidas em painel

/ SINDICAL

 

 

Os proprietários de imóveis rurais com área igual ou superior a mil hectares (ha), localizados em município situado na Amazônia Ocidental ou no Pantanal mato-grossense e sul-mato-grossense, tem até 30 de setembro para entregar a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR).

Segundo informações da Receita Federal, está obrigado a apresentar a declaração o contribuinte pessoa física ou jurídica que, em relação ao imóvel rural a ser declarado, inclusive imune ou isento, seja, na data da efetiva apresentação, proprietário, titular do domínio útil ou possuidor a qualquer título, inclusive o usufrutuário. Estão obrigados, inclusive, os proprietários que receberam imóveis dentro do programa de reforma agrária.

Apesar do Imposto ser conhecido dos produtores rurais sempre gerou dúvidas na hora da declaração, principalmente aos novos prefeitos. Pensando em auxiliar os profissionais da área contábil, produtores rurais, prefeitos e secretários municipais, o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC_MS) e a FAMASUL pretendem organizar um Painel de tira dúvidas para orientação aos interessados.

Na tarde desta segunda-feira (5/8), o presidente do CRC-MS, Carlos Rubens de Oliveira, juntamente com a diretora executiva da entidade, Selma Cristina de Oliveira Silva, e a conselheira Maria Leny Adania, estiveram na Famasul para acertar os detalhes do evento.

Durante a visita, os membros da diretoria do CRC-MS foram recebidos pela assessora jurídica da Famasul, Ana Cecília, que confirmou o interesse em realizar o evento.

“Os produtores tem muitas dúvidas sobre o ITR, assim como os prefeitos que foram eleitos recentemente, principalmente na questão do valor a ser cobrado do ITR em Terra nua”, explicou Ana.

Para o presidente do CRC-MS, o evento é muito importante para classe dos contabilistas e vem de encontro com a necessidade de estar atualizando os profissionais para o preenchimento da declaração do ITR. “Muitos tem clientes que são produtores rurais, e precisam fazer essa declaração”, justificou Oliveira.

O convite para a realização do evento deve ser estendido a Receita Federal e também a Assomassul. O evento deve acontecer na primeira semana de setembro.


Fonte: Silvio Mori - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)