Lagartas do gênero helicoverpa são encontradas em três municípios de MS
Largartas do gênero helicoverpa foram encontradas recentemente em propriedades rurais de três municípios de Mato Grosso do Sul: em Chapadão do Sul, no Nordeste do Estado, em São Gabriel do Oeste, no Norte, e em Dourados, na região Sul. Amostram foram recolhidas por técnicos e pesquisadores e enviadas para laboratórios para identificar os insetos e descobrir se são da espécie armigera.
Helicoverpa armigera foi encontrada recentemente no Brasil, e tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos principalmente às lavouras de milho, soja e algodão.
Em Dourados, as lagartas foram descobertas no dia 3 de outubro em duas fazendas de produtores associados a Agroindustrial Cooperativa (Coamo). As áreas ficam distantes cerca de cinco quilômetros uma da outra.
Os insetos estavam na buva, uma planta daninha que aparece nas propriedades no intervalo entre os cultivos da soja e do milho e ainda em pastagens. As áreas estavam sendo preparadas para o cultivo da soja.
Foram coletadas algumas lagartas como amostras e encaminhadas para a Embrapa Agropecuária Oeste, que tem sede em Dourados. A expectativa da cooperativa é que o resultado do exame que vai apontar se os insetos são da espécie armigera saia já na próxima semana.
Em Chapadão do Sul, as lagartas foram descobertas em cinco propriedades rurais e em São Gabriel do Oeste foram localizadas em três fazendas. Nas duas regiões os insetos estavam na buva e na soqueira do algodão.
Amostras foram coletadas por técnicos da Fundação Chapadão e encaminhadas para análise. A entidade projeta que em um mês deve ter o resultado dos exames identificado a espécie das lagartas.
Fonte: Agrodebate