Pular para o conteúdo principal

Mato Grosso do Sul é o 3º no ranking nacional de liberdade econômica, aponta relatório da Mackenzie

/ DIVERSOS
Mato Grosso do Sul recebeu pontuação geral de 5,40

Mato Grosso do Sul é o 3º no ranking nacional de liberdade econômica, de acordo com o relatório analítico 2023 do índice Mackenzie. Isso significa que o Estado é um dos melhores do país para as pessoas investirem a força de trabalho, para aplicar seus recursos e empreender. Apenas São Paulo e Espírito Santo tiveram desempenho melhor. Mato Grosso do Sul recebeu pontuação geral de 5,40, enquanto os paulistas ficaram com 6,02 e os capixabas, com 5,72.

 

“Isso demonstra a efetividade das ações de política pública, promovidas pelo Governo do Estado, para melhorar o ambiente de negócios, para favorecer o crescimento da regulação do mercado de trabalho e potencializar a captação de novos investimentos. Esse conjunto de fatores permite que o Mato Grosso do Sul se destaque nacionalmente na questão da liberdade econômica, proporcionando um ambiente favorável no mercado de trabalho, nos investimentos privados e nas políticas públicas em relação ao desenvolvimento”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

 

De acordo com o secretário, “é importante destacar o crescimento do PIB, que contribui muito para a questão da ampliação do mercado de trabalho e a ampliação da renda média. Tanto, que nós temos o quarto maior crescimento de renda média do país. Também temos outra dimensão, que é o gasto público, a capacidade do poder público de manter o equilíbrio fiscal. Hoje, o Governo do Estado tem capacidade aplicar 13% da receita líquida em investimento”.

 

Verruck reforça, ainda, a importância do MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Inclusão, Produtividade e o Emprego no Estado de Mato Grosso do Sul), além das ações desenvolvidas, no âmbito da Semadesc, para a implementação da Lei de Liberdade Econômica em Mato Grosso do Sul. “Com o MS Qualifica, estamos ampliando as possibilidades de as pessoas acessarem o mercado de trabalho. Além disso, criamos um arcabouço regulatório do marco da micro e pequena empresa, implementamos efetivamente a lei da liberdade econômica, que alguns municípios já estão implantando”, finalizou.

 

Fonte: Semadesc