Pesquisa aponta que 39% dos produtores rurais brasileiros acessam a internet
Os produtores rurais estão mais conectados e há mais mulheres no comando no campo. É o que mostra a 6ª Edição da Pesquisa Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural Brasileiro divulgada nesta quarta-feira. O estudo revela que a participação das mulheres no campo é de 10%. Em 2003, esse número era de 3%, já em 1998 era de 1%.
— Isso reflete o que acontece nas cidades. A participação da mulher no mercado de trabalho cresce a cada ano — avalia Ricardo Nicodemos, diretor administrativo e financeiro da ABMR&A.
No estudo de 2009, 30% dos produtores rurais brasileiros tinham acesso à internet. Neste ano, o número chegou a 39%. E destes, 92% estão conectados a redes sociais.
Sobre a intenção de compra, a pesquisa revela um dado interessante: 1% dos produtores rurais têm avião. Além disso, 3% querem comprar um.
A pesquisa é feita a cada 4 anos e tem como objetivo identificar o perfil do produtor rural, atualizando os dados da "Pesquisa Perfil Comportamental e Hábitos de Mídia do Produtor Rural", realizada desde 1985 pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A).
A 6ª edição da pesquisa foi desenvolvida em parceria com o Instituto IPSOS Brasil e foram realizadas 2.581 entrevistas pessoais e presenciais com os responsáveis pela compra de insumos, implementos e maquinários em 10 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina.
Fonte: Diário Catarinense