Entre 2014 e 2025, o sindicato somou 23.666 horas de mobilização de aulas, impactou 9.476 pessoas e transformou 1.497 turmas, consolidando-se como uma das principais referências em educação profissional rural de Mato Grosso do Sul.
A convenção, promovida pelo Sistema Famasul, reuniu quase mil participantes e teve como tema “Excelência com Propósito”, ressaltando inovação, ética, tecnologia e o impacto social das ações que fortalecem o agro sul-mato-grossense.
Durante a abertura, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, destacou o papel essencial dos sindicatos na expansão da capacitação rural. “Se hoje o Sistema está colhendo frutos que refletem nos produtores rurais e na sociedade, isso é resultado do trabalho de todos. Vamos continuar olhando para frente, alinhando as diretrizes para manter a excelência como propósito”, afirmou.
O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, apresentou um panorama dos resultados e reforçou o compromisso da instituição com a transformação social por meio do conhecimento. “Excelência é buscar fazer sempre o melhor possível; propósito é transformar vidas por meio do conhecimento, da inovação e da tecnologia”, destacou.
O evento também trouxe palestras sobre transformação digital, ética e comportamento e alta performance, com participações do professor Gustavo Donato, da doutora Ângela Donaggio e do medalhista olímpico Gustavo Borges, que conectou disciplina, preparação e superação às demandas do setor agropecuário.
Além do reconhecimento institucional, a Convenção SENAR/MS reforçou o avanço dos programas estratégicos do Sistema Famasul, incluindo ATeG, Saúde do Homem e da Mulher Rural, Sorrindo no Campo e Agrinho, que registraram crescimento expressivo entre 2022 e 2025.
Para o Sindicato Rural de Campo Grande, o destaque recebido representa mais um marco no compromisso assumido há mais de uma década: fortalecer o campo por meio da educação, profissionalizar o meio rural e transformar vidas.