Pular para o conteúdo principal
/ MEIO AMBIENTE
Programa pioneiro impacta 1,8 milhão de propriedades e promove economia circular no campo

O Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, reafirmou sua importância para a sustentabilidade do agronegócio em um evento nesta segunda-feira (18), que celebrou o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), reunindo representantes da cadeia agrícola, poder público e comunidade para comemorar as conquistas do programa. O evento, realizado na unidade inpEV Campo, contou com programação diversa, incluindo visita às instalações operacionais e palestras sobre sustentabilidade.

 

Reconhecido mundialmente, o Sistema Campo Limpo integra agricultores, indústrias fabricantes, canais de distribuição e o poder público, garantindo o cumprimento das responsabilidades estabelecidas pela Lei 14.785/23 e pelo Decreto Federal 4.074/02. Atualmente, o programa conta com mais de 416 unidades fixas de recebimento distribuídas por todo o Brasil, além de 4,5 mil eventos itinerantes realizados em 2024, facilitando a devolução de embalagens para pequenos produtores.

 

“Estar presente neste evento reforça a importância de cada elo da cadeia agro na promoção da sustentabilidade. O Sistema Campo Limpo não só protege o meio ambiente, mas também gera valor econômico e social para os produtores”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho, Eduardo Monreal.

 

Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, ressaltou a dimensão educativa e integradora do programa. "Celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo fortalece nosso diálogo entre diversos públicos, como escolas, agricultores e comunidades, além de promover uma integração com os setores público e privado".

 

O programa também investe fortemente em educação ambiental por meio do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA). Desde 2009, mais de 2,5 milhões de alunos participaram das atividades, e em 2024 foram alcançados mais de 261 mil estudantes de 2.861 escolas em 358 municípios brasileiros. As celebrações do Dia Nacional do Campo Limpo impactaram, em 2024, mais de 60 mil pessoas em 440 ações distribuídas por 114 cidades de 19 estados, com a doação e plantio de mais de 180 mil mudas de árvores desde 2022.

 

Com um alcance que contempla 1,8 milhão de propriedades agrícolas e a geração de 526 empregos diretos e cerca de 1.500 indiretos, o Sistema Campo Limpo consolida-se como um dos maiores e mais eficientes programas de logística reversa do Brasil, combinando sustentabilidade, economia circular e educação ambiental.