Pular para o conteúdo principal

Tendência de aumento nas edificações rurais nos próximos meses

/ DIVERSOS

Contratação de profissionais do setor pode representar menores custos

 

Apesar do aumento do custo de produção nas propriedades rurais e dos materiais para construção, segundo o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), as edificações em áreas rurais devem aumentar nos próximos meses, assim como as vagas de emprego do setor.

 

Segundo o presidente do SRCG, Alessandro Coelho, o setor de construção deve avançar no campo, puxado pelo perfil do produtor e das exigências legais. “Tanto na pecuária como na agricultura, os produtores rurais buscam se adaptar às legislações que dizem respeito a armazenagem e questões trabalhistas, esse conjunto puxa o mercado de construção civil, que apesar de altos preços, devem operar fortemente no campo”.

 

Isso deve se justificar pela adaptação dos produtores às exigências das instruções normativas e avanço de alguns setores da agropecuária, como a suinocultura e outras atividades que receberam maiores volumes de crédito nos últimos anos.

 

Entre as estruturas que precisam seguir regras legais para execução estão os depósitos de alvenaria, que deverão ser adequados à sua finalidade como: 

 

  • Depósito de embalagens vazias; 
  • Lavanderia de EPIs, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho; 
  • Depósito de defensivos agrícolas;
  • Instalações sanitárias na proporção de 1 para cada 20 funcionários no geral, chuveiros e mictórios que deverão ser um para 10 funcionários;
  • Cozinha (com especificações técnicas, quando utilizada para produção de produtos que serão comercializados);
  • Área de vivência;
  • Refeitórios;
  • Fossas sépticas;
  • Estrutura pré moldada em fazenda;
  • Depósitos para maquinários;
  • Implantação de energia solar no campo.

 

Além da distância mínima que deve ser respeitada entre tanques de combustível e construções em geral.

 

Segundo o engenheiro José Audax, o papel do profissional sobressai à construção e elimina improvisos e custos mais altos. “Nossa função também é de orientação ao produtor rural sul-mato-grossense, quanto às formas ideais das construções rurais, recomendações sobre os projetos de construção e adequações das instalações. É primordial a contratação de um profissional com experiência, que se atente à legislação vigente, de forma a vincular com a estrutura da fazenda”, completa Audax, engenheiro há mais de 40 anos.

 

“Planejamento eficiente, menor custos, respeito aos prazos, habilidade técnica, regularização, segurança e qualidade estão entre as vantagens da contratação de profissionais da engenharia”, completa Audax, que fornece orçamento para obras na zona rural de todo MS, por meio dos telefones (67) 99920-5868 ou (67) 3324-3890.

 

Diego Silva - Agro Agência